terça-feira, 17 de março de 2009

A mente humana é uma das coisas que mais me fascinam. Ao mesmo tempo que a palavra mente soa tão fria e racional, é ela a responsável por nossos sentimentos e mudanças de humor.
A ciência diz que a sensação de tristeza, felicidade, até mesmo paixão e amor é simplesmente condicionada por estímulos hormonais e nervosos em nosso cérebro. Mas o que aciona esses estímulos ? Porquê muda tanto de uma pessoa para outra, se anatômicamente somos todos iguais ?
O que me fez pensar nesse assunto foi uma pergunta simples. "O que mexe com você ?"
Qual é a explicação científica para o porquê do meu coração acelerar, e eu sentir um calor dentro do peito, misto de orgulho e felicidade, toda vez que eu entro no maracanã, ouço a torcida gritar, vejo o time em campo, aprecio um gol do flu, ao mesmo tempo que muitas pessoas não ligam para futebol, ou até mesmo não gostam ? Qual é o psicólogo que pode me dizer porquê certas músicas nos fazem chorar, porquê às vezes uma música mexe conosco mesmo que nós SAIBAMOS que é uma música considerada medíocre pelo resto das pessoas ?
Embora eu esteja perguntando, tomem tudo como perguntas retóricas. Mesmo que as respostas existam, prefiro ficar sem saber. Prefiro acreditar que por trás de toda a complexa fisiologia humana, existe um algo sensível, responsável por reconhecer e reagir às coisas que ganharam um espaço em nosso coração com o tempo, responsável pela sensibilidade, única em cada pessoa.

2 comentários: